Cura pelo perdão

Feche os olhos, imagine a primeira pessoa que vem a sua mente com a qual tenha vivido uma situação ruim. Olhe em seus olhos, respire calmamente. E diga para esta pessoa: “Eu te perdoo e te libero para ser feliz”, agora escute a pessoa dizer a você: “eu também te perdoo e te libero para ser feliz”.

O perdão é algo que acontece dentro de você, não se trata de nenhuma outra pessoa, apenas de você mesmo. É quando você consegue se libertar das dores que te habitam.

Essas feridas são muito ressentidas (ressentimento: sentir novamente, re-sentimento) e difíceis de lidar. Pois normalmente criamos dois personagens dentro de nós: aquele que feriu e aquele que foi ferido, ou melhor, o culpado e a vítima.

A vítima deseja que o culpado pague pelo que fez e continue sendo culpado por aquilo, até que se desculpe ou mesmo implore por perdão. E esta vítima acredita que se ela deixar de sofrer, o culpado deixaria de ser considerado culpado, sendo liberado e isto seria injusto. Para a vítima, sofrer “pra sempre” é uma questão de justiça.

Mas tudo isso é uma dinâmica de dor que acontece somente dentro de quem se sentiu no lugar da vítima.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

E se baseia em um ponto de vista sobre uma experiência vivida e a intensidade da emoção sentida no tal momento.

Perdoar significa deixar de ser esta vítima e liberar este culpado. E tudo isso dentro de você mesmo. Significa liberdade.

O momento em si já terminou e cada pessoa seguiu sua vida à sua maneira, quem teve que sofrer, sofreu, quem teve que sentir remorso sentiu e quem nem ligou pra nada, não ligou. E nada do que você sinta dentro de você irá mudar a atitude do outro.

A falta de perdão é uma tentativa frustrada de fazer justiça, acreditando que não perdoar e continuar sofrendo vai fazer com que o outro sempre tenha o status de culpado. E assim o outro é pra sempre condenado dentro de você, dando a ilusão de que ele está pagando pelo que fez. Além de sustentar uma expectativa ilusória de que talvez este outro possa vir a sentir remorso e implorar o seu perdão.

Perdoar significa libertar-se destas dinâmicas, parar de sofrer. Seguir a vida feliz e livre, com mais leveza e alívio. E ao mesmo tempo liberar os culpados de dentro de você pra que sigam suas vidas felizes e livres. Perdoar é curar as mágoas e ressentimentos em nós mesmos, é se permitir ficar em paz.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Perdoar é abrir espaço dentro de si mesmo para o que é novo. Perdoar é um alívio dentro de si.

Com Amor,
Mônica Barreto
Terapeuta de campo vibracional e mestre em reiki

Deixe uma resposta