Ayurveda – O que é?

O Ayurveda é uma filosofia médica indiana, desenvolvida há cerca de 7 mil anos – o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade – que se dedica a preservar e promover a saúde das pessoas e tratar doenças, através de medicamentos naturais e atividades físicas que visam conectar o indivíduo com seu corpo e mente. Consideram-a uma ciência da vida (Ayur = vida, Veda = ciência ou conhecimento). O médico deverá ser consultado para iniciar um tratamento de Ayurveda.

Por que buscar pela Ayurveda?

Os quadros tratados pela Ayurveda vão desde a intenção de aprofundar o seu autoconhecimento, ter mais disposição ou se sentir mais conectado consigo mesmo e com o ambiente em que se vive.

Os princípios da Ayurveda, de forma bem resumida, está em estar próximo e/ou em sintonia com a natureza, para atingir o equilíbrio; ter uma alimentação balanceada, colorida e de acordo com seus “doshas” – que variam conforme seu organismo e personalidade; dormir bem e tranquilamente, para usufruir de seus benefícios energizantes, rejuvenescedores e reparadores.

De acordo com esta filosofia, cada pessoa, tem um perfil de sono diferente e deve ser respeitado. Algumas podem se sentir mais ativas à noite e outras pela manhã e de acordo com a profundidade de seu estudo, é possível compreender como organizar sua rotina para ter o maior equilíbrio e encontrar a cave certa para sua disposição

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Como funciona o tratamento com Ayurveda?

Os profissionais de Ayurveda utilizam uma variedade de métodos naturais durante o tratamento, desde óleos vegetais, sudação, massagens, até atividade física moderada que deve ser adicionada na rotina diária, estimulando-se prática como Yoga e Meditação.

Importante: A Organização Mundial de Saúde descreve sucintamente o Ayurveda, reconhecendo sua utilização para prevenir e curar doenças, e reconhece que esta medicina não é apenas um sistema de medicina, mas também uma maneira de viver (OMS, 2001, p. 2).

ayurveda 1

Para saber mais dessa e outras práticas, conheça nosso dicionário que está em construção.
Conhece um bom profissional de Ayurveda ou já usa teve experiência com esta medicina indiana? Conta pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta