Não guardar rancor e perdoar as pessoas faz bem à saúde

Perdoar a si próprio e a outras pessoas faz bem a saúde mental, segundo estudo publicado no Journal of Health Psychology. Não guardar rancor contra si mesmo ou contra outras pessoas podem ajudá-lo a evitar o estresse e outros problemas de saúde.

Os pesquisadores examinaram os efeitos de guardar rancor em 148 jovens adultos por meio de questionários. As perguntas tinham como objetivo avaliar níveis de estresse na vida, a tendência para perdoar e a saúde física e mental.

Foi descoberto que as pessoas que perdoaram, eliminaram qualquer efeito do estresse sobre sua saúde mental.

“O rancor tem uma conexão direta entre o estresse e a doença mental, quando alguém perdoa faz com que esses males zerem”, conta Loren Toussaint, professor associado de psicologia na Luther College, em Iowa e principal autor do estudo, disse Hora.

As pessoas mais tolerantes podem ter melhores habilidades de enfrentamento de estresse do que pessoas que não são. Além disso, o estudo sugere que as pessoas que não guardam rancor reagem a seus estressores com menor intensidade. “Se você não tem tendências a perdoar, você sente os efeitos brutos de estresse de forma absoluta. Você não tem um tampão contra o estresse”, acrescentou Toussaint.

Toussaint fala que o perdão pode ser aprendido.

Ele disse que há terapeutas que promovem o perdão e também se refere a um estudo recente que o mesmo tinha feito sobre o assunto, que mostra que uma pequena oração ou uma breve meditação pode ajudar as pessoas a tornarem-se mais indulgentes. “Eu acho que a maioria das pessoas querem se sentir bem e perdoar as oferece a oportunidade de fazer isso”, disse Toussaint.

Fonte: Nature World News 

Deixe uma resposta