Qual a importância de bebermos água regularmente?

A água é fundamental para o nosso organismo se manter em pleno funcionamento, isso porque somos formados por 60% do líquido.
O que geralmente não nos damos conta é de que boa parte é eliminada no suor, na urina e até mesmo quando respiramos. Ela serve como fonte de nutrientes, como regulador de temperatura corporal e como lubrificante de olhos e articulações, por isso a falta dela em nosso organismo, causa desidratação,nos deixando sem energia e com a pele seca.

O que acontece quando ficamos desidratados?

Quando ficamos desidratados o cérebro envia um sinal para conseguir reter a água em nosso corpo por mais tempo.Segundo a educadora Mia Nacamull quando o corpo se desidrata as terminações nervosas do hipotálamo do cérebro – que estão no que os cientistas chamam de “centro da sede” (OCPTL) – enviam sinais para a liberação de um hormônio antidiurético. O hormônio chega até os rins e estimula as aquaporinas, proteínas das membranas das células que podem transportar moléculas de água, permitindo que o sangue retenha mais água no corpo.

Fonte: Reprodução
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Durante o processo de desidratação, a urina fica mais escura e temos menos vontade de urinar, além de produzirmos menos saliva, podemos chegar a sentir tonturas por conta da nova adaptação que o cérebro precisa sofrer, para o nosso corpo sobreviver à falta de água.

Processo

O cérebro se contrai pela falta de água e começa a trabalhar para conseguir o mesmo resultado de um cérebro bem hidratado.

A deficiência de água no organismo pode levar à diabetes, colesterol alto, prisão de ventre problemas digestivos, fadiga, além de muitos outros malefícios.
Esse processo se desenvolve durante alguns dias, caso uma pessoa interrompa totalmente a ingestão de água, o corpo começa a sofrer com os efeitos mais graves e, no final, vai parar de funcionar. O tempo de sobrevivência sem beber água varia entre três e cinco dias, de acordo com cada pessoa. Mas já foram registrados casos de pessoas que conseguiram sobreviver mais tempo.

Qual a quantidade ideal?
A quantidade de consumo de água depende da dieta que a pessoa tenha, do clima e do nível de atividade física praticada. De acordo com Nacamulli, o mais recomendável é que homens bebam entre 2,5 e 3,7 litros por dia e as mulheres, de 2 a 2,7 litros.
Fica o alerta: beber água em excesso pode trazer riscos à saúde também.

Fonte: Reprodução
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Dica: Quem não gosta de beber água, pode tentar colocar uma rodela de alguma fruta (limão/lima) para dar gosto à água, mas não substitua o líquido por bebidas açucaradas.
Você pode também consumir mais frutas e verduras, que possuam maior quantidade de água.

 

Fonte:Beba água

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