Insônia? Aqui não! Conheça 7 alimentos que melhoram o seu sono

Segundo pesquisas uma a cada três pessoas sofre de insônia, seja ela crônica ou ocasional.

O sono é fundamental para o ser humano ter uma vida ativa e saudável. Acredita-se que uma das principais funções dele, além de descansar o corpo e a mente, seja de transformar memórias temporárias em permanentes, garantir um bom funcionamento dos órgãos, além de prevenir contra doenças imunológicas.

A sua ausência desencadeia uma série de fatores prejudiciais à saúde e a maioria de nós desconhece a real razão para este mal. Existem vários estudos na área que sugerem que a má alimentação, o excesso de açúcar no sangue, o consumo de bebidas alcoólicas, a ansiedade, entre outros fatores prejudicam nossas horas de descanso.

Consequências de noites mal dormidas
A privação do sono pode funcionar como um gatilho para complicações nas funções de órgãos vitais como a hipertensão, AVC, diabetes e até mesmo depressão, além de sintomas mais amenos como o mal humor, memória falha, diminuição na produção de insulina e aumento de cortisol. Por isso é fundamental que as pessoas busquem por uma solução seja encontrando alguma técnica de relaxamento, apostando em uma alimentação favorável à noite ou buscando por um especialista, que possa identificar as causas da ansiedade.

Alimentos e bebidas amigas do sono
Hábitos de alimentação saudáveis, aliados a exercícios físicos regulares são uma boa estratégia para combater a insônia. Assim como alguns hábitos podem induzir uma noite de sono mais tranquila, alguns alimentos também podem também ajudar na hora de dormir, pois ajudam no relaxamento.

Confira a lista:

Chá de ervas
O chá de camomila é popularmente conhecido como um estimulador do sono, pois aumenta o nível de glicina, um relaxante muscular, no corpo. Acredita-se que ele aumente os níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro, substância que ajuda a regular as células nervosas e diminuir a ansiedade.

Imagem: Divulgação

Leite/ iogurte
O leite contém melatonina, hormônio responsável pelo sono.

Fonte: Reprodução
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Banana
A banana tem grande importância na produção do hormônio serotonina, o que deixa a pessoa relaxada.

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Aveia
Fonte de triptofano, ajuda também a manter um sono contínuo.

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Linhaça
A linhaça melhora o sono, diminui a ansiedade e depressão, além auxiliar também na perda de peso.

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Maracujá
Tem efeito calmante e pode auxiliar no relaxamento antes de dormir, além de ser fonte de vitaminas do complexo B. Que tal um suco de maracujá com uma pedrinha de gelo de couve? É tiro e queda!

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Peixe
O salmão é uma boa opção pois é rico em ômega 3, além de ser fonte de B12, vitamina essencial na conversão do triptofano para serotonina. Pra quem gosta de sushi, aqui é só mais um incentivo!

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Com esta pequena lista, ficou fácil saber quais alimentos escolher quando for ao supermercado.

Se sentiu melhora com esta dica, conte-nos nos comentários!

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