5 documentários para mexer com o estômago

A relação que temos com a comida, profissionalmente ou como consumidores, é marcada pelo modo como esses alimentos são produzidos. Ao longo dos séculos fomos perdendo contato com a natureza, ao mesmo tempo em que nos acostumávamos com produtos industrializados e sintéticos. Está na hora de um resgate e a lista de filmes abaixo vem para ajudar esse retorno ao alimento vivo.

1. Brasil Orgânico (2013). O documentário brasileiro dirigido por Kátia Klock e Lícia Brancher e produzido pela Contraponto conta histórias de pessoas, profissões, lugares e sotaques muito distintos. Mas o agricultor familiar, o grande produtor, o agrônomo, o nutricionista, o chefe de cozinha, o empresário, apesar de suas diferenças, tem um ideal de vida comum: o cultivo orgânico. O roteiro percorre os biomas brasileiros, apresentando a diversidade de ecossistemas, paisagens e culturas. O projeto foi realizado através da Lei do Audiovisual (Ancine), com patrocínio da Tractebel Energia, BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e Parati.

 

 

 

2. In Organic we trust (2012). Do diretor Kip Pastorm, o documentário estadounidense questiona a produção de alimentos nos EUA e os perigos de quando o cultivo orgânico se torna apenas um argumento de venda. O filme coloca em pauta a exportação deorgânicos e chama atenção pra as soluções locais do pequeno produtor e do plantio em ambientes urbanos.

 

 

 

3. O veneno está na mesa 1 (2011). O Brasil, desde 2008, tornou-se o país que mais consome agrotóxicos no mundo e o documentário de Silvio Tendler aponta para esse dado impressionante. O filme utiliza o estudo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o qual denuncia o descontrole do uso de agrotóxicos no Brasil e aponta os graves e diversificados danos à saúde provocados pelos pesticidas.

 

 

 

4. O veneno está na mesa 2 (2014). Do mesmo diretor, essa segunda parte busca apresentar alternativas à produção agrícola convencional. Mostrando experiênciasagroecológicas bem sucedidas por todo o Brasil, o filme evidencia a existência de outros modelos de cultivo, mais satisfatórios para quem produz e para quem come.

 

 

 

5. Você sabe de onde vêm seus alimentos? (2012). Documentário de curta-metragem (8min) produzido pelo Coletivo Aura sobre a FAE (Feira dos Agricultores Ecologistas) de Porto Alegre / RS. A FAE foi a primeira feira ecológica do Brasil e é motivo de muito orgulho para os produtores que contam um pouco dessa história no filme. Para saber mais sobre a FAE, de ontem e de hoje, veja o filme e acesse a Feira Ecológica do Bom Fim – quadra 1.

 

Fonte: Teia Orgânica

 

Deixe uma resposta